
Qual a diferença entre financiamento e empréstimo? A curto e grosso modo poderíamos dizer que são a mesma coisa, afinal, no financiamento a instituição financeira também empresta o dinheiro necessário para que o consumidor atinja determinado objetivo.
Mas, indo um pouco mais a fundo no assunto, podemos citar algumas particularidades de cada método que, sem dúvida, são cruciais na hora da analise de crédito e, também, da taxa de juros que será cobrada.
E aí, se interessou? Então não deixe de continua acompanhando, pois, sem dúvida, esse artigo será muito útil se você está indeciso quanto ao tipo de crédito que irá pedir.
O que é um financiamento?
Um financiamento acontece quando o banco, ou a instituição financeira, sabe para que finalidade o crédito será utilizado. Por exemplo:
- Construção
- Obter um imóvel
- Comprar um automóvel
- Iniciar um negócio próprio
O fato é: Em um financiamento você precisa informar a instituição financeira a respeito do que irá adquirir e a mesma irá “emprestar” o dinheiro para essa finalidade.
O que é um empréstimo?
Um empréstimo acontece quando o consumidor vai até a instituição e realiza o pedido de determinado valor, por exemplo:
- Cinco mil reais
- Dez mil reais
- Cem mil reais
Aqui a instituição financeira não precisa saber em que o dinheiro será gasto, apenas irá emprestar o valor solicitado.
Qual maneira possui mais vantagens.
É importante ressaltar o seguinte: O financiamento é mais vantajoso em diversos sentidos, por exemplo:
- Menor taxas de juros
Em um financiamento de automóvel, por exemplo, a instituição sabe em que o dinheiro foi gasto e poderá reaver o veículo caso o solicitante não pague as parcelas, recuperando o valor gasto.
Isso dá maior segurança para a instituição financeira que, por sua vez, pode diminuir os juros cobrados, facilitando para o consumidor.
Mas, nem sempre o financiamento é a melhor opção, por exemplo: Imagine que você deseja comprar um carro e, também, mobiliar a sua casa. No financiamento isso não é possível, pois, o mesmo irá financiar apenas o automóvel e nada mais além disso.
Conclusões finais
Chegamos a seguinte conclusão: Faça uma analise do que você realmente precisa e, dessa maneira, contrate o serviço que melhor irá te agradar, ou seja, um empréstimo ou um financiamento.
Claro que, na hora de escolher, é importante estar com as contas em dia e ter uma boa pontuação no Score. Lembre-se de continuar nos acompanhando, pois, logo iremos trazer ainda mais novidades para você.